Tuesday, June 22, 2010

NA CALADA DA NOITE

A humanidade está vivendo um momento peculiar. Ao mesmo tempo em que presenciamos atos de injustiça social, corrupção e violência generalizada, percebemos a manifestação de um novo estilo de vida, com dimensões mais espiritualizadas. Criam-se movimentos em busca da paz e da solidariedade cristã, novos direitos de liberdade e leis para mantê-los. Sem dúvida o ser humano está ressignificando seus valores e princípios, pensando no outro quase como em si mesmo.Temos um exemplo disso quando ocorrem grandes calamidades naturais. Algumas pessoas se emocionam assistindo ao sofrimento de outras e logo se criam campanhas de solidariedade, colhendo doações para os sofredores. As boas ações espalham-se rapidamente, disseminado a epidemia do bem.

Sabemos que fora das calamidades existem milhares de pessoas anônimas e tantas vezes solitárias ajudando crianças, adolescentes, deficientes e idosos carentes. Essas ações raramente aparecem nos noticiários de TV e jornais. Recentemente a TV Globo lançou o programa “Brasileiros”, que apresenta semanalmente a história de alguém que, por meio de suas atitudes, mudou a vida de pessoas necessitadas. O primeiro episódio anunciou a história de Flávio Sampaio, filho de um pescador na pequena cidade de Paracuru, no Ceará, que desde criança optou pela carreira de bailarino. Com muita dificuldade, pela falta de apoio do pai, perseguiu seu sonho, estudou e venceu. Chegou ao grupo de balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Anos depois, já aposentado, Flávio voltou à sua cidade e ficou preocupado com a quantidade de jovens ociosos, expostos ao apelo das drogas. Então resolveu fundar uma escola de dança que atende 200 jovens, filhos de lavradores e pescadores, ação que transformou a vida da comunidade.

Finalmente uma história de bondade na TV. Mas por que na calada da noite? Dez minutos para meia noite começa o programa, que pouca gente vê. Será porque noticia boa não dá IBOP?